______________________

 

PAPEL DE SEGURANÇA

___________________

(PAPEL MOEDA | PAPEL COM MARCA DÁGUA | PAPEL FILIGRANADO)

      O Papel de Segurança diferencia-se dos papéis comuns porque possui características que dificultam ao máximo sua falsificação ou reprodução fraudulenta. É um produto especialmente desenvolvido com base em alta tecnologia, incorporando itens que garantem sua inviolabilidade.

      A filigrana é o grande elemento de segurança reconhecido internacionalmente pela INTERPOL com a mais eficaz garantia de autenticidade de um documento. Conhecida usualmente como Marca D’água, a filigrana é introduzida no processo de fabricação para personalizar papéis de segurança. Letras, Logotipos ou figuras, que vistas contra a luz destacam linhas de contorno, em tons claros e escuros, além de profundidade, garantem proteção contra sua reprodução fraudulenta.

A história do papel de segurança: Marcas D’Água

 

     Por volta dos anos 1700, quando as primeiras cédulas começaram a aparecer, depois da fundação dos primeiros bancos europeus, a Marca d’água surgiu como uma tentativa de inibir possíveis falsificações. Assim, a criação de marcas d’água, antes vista como uma arte, virou sinônimo de segurança.

 

     O Dandy Roll, inventado em torno do ano de 1825, foi criado para que fosse possível uma impressão contínua no papel, enquanto o papel ainda está em seu estado fluido, em sua produção. Assim, foi possível criar as variações de densidade de fibras que caracterizam a forma da marca d’água.

     Com a evolução das técnicas de criação de marcas d’água, é possível criar designs mais complexos. Hoje em dia, a marca d’água é um artifício de extrema segurança e com designs corporativos que acompanham as identidades visuais das maiores empresas do mundo. Uma marca d’água genuína não pode ser reproduzida de qualquer outra forma, senão sua forma de fabricação clássica.

     A utilização de segurança em documentos continuam pertinentes hoje, assim como eram há 300 anos atrás. 

Principais características de um

Papel de Segurança:

 

 

  Os principais elementos que podemos incorporar em um papel de segurança, são os seguintes:

 

  •  Composição:

 

     A maioria dos papéis é composta de celulose de madeira. Uma maneira de diferenciar um papel de segurança, conferindo-lhe maior resistência às agressões do meio ambiente e evitando, assim, o seu amarelamento e o seu envelhecimento precoce, é incluir algodão em sua composição. O Papel Moeda é composto de 100% de fibras de algodão para aumentar sua vida útil.

 

  •  Ausência de Fluorescências: 

 

  Para obter uma brancura maior, os papéis comuns tem, em sua composição, branqueadores óticos.

  No propósito de dificultar a falsificação de documentos, o papel de segurança é isento de fluorescência. Portanto, evitamos colocar estes branqueadores para diferenciá-lo facilmente e para poder incluir, durante a fabricação, alguns elementos fluorescentes de segurança, invisíveis à olho nu, porém visíveis com luz ultra-violeta. Este é um fator complicado para o falsário, pois a maior parte dos papéis disponíveis no mercado possuem níveis de fluorescência acentuados. O teste para detectar se um papel é de segurança consiste em submetê-lo à luz ultra-violeta.

 

  •  Filigrana:

 

   O Papel Filigranado, conhecido como Marca D’Agua, é um tipo especial de papel, cuja característica principal é a de possuir uma marca inserida na folha durante o processo de fabricação do papel, proporcionando uma personalização do mesmo. Esta marca poderá ser representada por letras, logotipos, figuras, e etc. Sua apresentação em uma folha, quando vista contra a luz, destaca um contorno de linhas com tons claros, escuros, de profundidades variadas, produzindo efeito visual a olho nu.

  O Papel Filigranado é a melhor proteção contra reproduções fraudulentas. Por ser incorporado ao papel durante o processo de fabricação, a inclusão de uma filigrana em um papel já fabricado torna-se impossível.

A confecção de uma filigrana pode ser de dois tipos: 

 

  • Mesa Plana (Dandy Roll): Para filigranas mais simples, e que não exigem grandes níveis de detalhes;

  • Forma Redonda (Mould Made): Para filigranas mais sofisticadas que merecem maior detalhamento, com perspectiva e tridimensionalidade na figura a ser reproduzida. 

 

    Nas cédulas, a filigrana é do tipo Mould Made.

 

  • Fibras de Segurança:

 

  Para diferenciar um papel de outro, é possível incorporar, durante sua fabricação, pequenas fibras coloridas, em uma densidade definida caso a caso. Essas fibras podem ser visíveis e coloridas e/ou invisíveis à olho nu, porém florescentes quando expostas à luz ultra-violeta.

 

  • Fibras coloridas visíveis: Adicionadas ao papel, objetivam um imediato reconhecimento do documento à olho nu;

  • Fibras coloridas invisíveis: Servem para detecção pericial, sendo verificada com a ação de luz ultra-violeta.

 

  As fibras invisíveis tem a vantagem de não serem reproduzidas em uma fotocópia colorida. 

Papel com fibras em luz natural;

Papel com fibras em luz U.V;

Quer um Orçamento?

                                                     Diplomas com Técnicas de  Segurança          Certificados  

                                                 Histórico Escolar                                                  Selos de Autenticidade  

                                                 Timbrados                                                             Laudos  

                                                 Contratos                                                               Certidões Cartoriais  

                                                 Selos Holográficos                                               Selos de Segurança  

                                                 Moedas Sociais                                                     Ingressos  

                                                 Lacres de Segurança                                           E muito mais...

 021 3332-2277 | 3331-8143 | 3332-2022 | 3338-1185

  • Facebook

Bem Vindo à Harpia Impressos de Segurança

© 2013 Criado por Patricia Sereno e Vasco Cunha - Harpia Impressos de Segurança